Primeiro Mês da MISCA - Amélia da Conceição

18:45



O primeiro mês é sempre um mês de nos habituarmos a uma nova vida nas nossas mãos e sendo um bebé temos que estar a cuidar e de olho 24 horas por dia. 

Nas primeiras semanas não se dorme quase nada porque temos medo que se engasgue ou que bolce e isso tape as vias respiratórias. E ainda outros medos não lógicos que temos em princípio. Por isso dorme-se mal porque temos de dar mama e mudar a fralda todas as duas horas ou menos, pelo menos no meu caso e porque estamos em sobressalto que aconteça algo à menina.




Depois melhora, mas só bem mais tarde porque depois vem as cólicas as quais a minha filha teve muitas durante horas às vezes tanto de dia como de noite e até descobrir todos os alimentos que lhe faziam mal ainda demorei meses. Mas as cólicas são mais difíceis à noite porque estamos acordados a 30% e ficamos zombies por isso para além de termos de conseguir ouvir o choro também temos que verificar quando deixamos de ter forças nos braços para a baloiçar e mudar entre as diversas posições. 

A minha mãe também dizia que eu sofria muito de cólicas quando era bebé por isso é provável ela ter isso de mim mas eu não sabia que nós sofremos tanto quanto ela e as primeiras vezes que ainda foram no hospital eu chorava com ela, aqui em casa também ainda chorei algumas vezes quando demorava entre 2-3 horas para passar porque uma pessoa não sabe muito bem o que fazer. Nós optamos por não dar medicamento nenhum porque o médico também aconselhou a isso mas se calhar vou experimentar com o segundo filho se for igual porque haviam dias muito maus. Pode ser que não seja necessário porque como agora já sei que alimentos lhe fazem mal evito também para o próximo.



Ela é bastante ativa, mexe-se muito, já era assim na barriga e cá fora continua. Eu lembro-me dizerem que era um rapaz porque se mexia muito mas eu sempre tive um "feeling" que era uma menina desde que sonhei com gémeas na 1a semana de gravidez, sim porque soube logo que estava grávida desde o primeiro dia que foi muito engraçado e assustador.

Por ela ser tão ativa é muito difícil dar-lhe mama sem almofada de amamentação porque ela está sempre a mexer-se muito. E não gosta de estar tapada também por isso nada de fraldas a tapar-me enquanto dou mama. Nunca pensei que fosse me dar muito bem a mostrar os meus seios ao mundo mas depois de mostrar a zona de baixo a tantos médicos, dar mama à minha menina quando ela tem fome e está a chorar ou a pedinchar mama é muito fácil e não custa nada. Não existe vergonha de dar mama à minha filha onde seja que esteja.



A coisa que mais gostamos de fazer é dar-lhe banho porque ela gosta muito. Temos uma banheira plástica e uma espreguiçadeira onde ela se deita lá. No entanto, o umbigo foi uma das partes mais estranhas para lidarmos porque não se podia molhar muito e tínhamos que secar bem. Estava sempre a pensar que podia magoar o bebé mas aquilo é como as unhas tecido morto por isso não a magoava ao mexer. Mas felizmente caiu em menos de duas semanas. Depois ainda ficou com uma parte mais escura durante algumas semanas que eventualmente também saiu mas isso não se notava. 

O meu marido ainda não lhe dava banho nesta altura porque diz ele que tem medo de a partir que ela é tão pequena. Eu só penso que ainda bem que ela nasceu pequena e espero que o próximo também nasça pequeno.




As unhas dela crescem muito rápido mas não tenho dificuldades em cortá-las. Corto com uma tesoura que comprei com o kit de unhas. Há mãe que usam corta unhas outras que usam só lima e algumas ainda usam os dentes. Cada uma sabe melhor como lidar com as unhas dos seus pequenos e como lhe dá mais jeito. Corto-as enquanto ela dorme porque é mais fácil e ela não mexe nem a acordo a fazê-lo uma a duas vezes por semana.


A minha menina bolçava muito por isso passei o primeiro mês e metade do segundo a mudar a roupa três vezes ao dia. quando diziam que precisavamos de 27 pares de roupa não estavam a gozar é o que ela usava durante uma semana ou mais ainda dependendo das poopadelas ou xixi que fizesse enquanto a mudava. Apesar de ser uma menina ela faz xixi para a barriga como os rapazes, o que é normal nas meninas também.



Mas não é só coisas difíceis.
Depois de mamar ela fica saciada e às vezes adormece quase logo. Gosto muito de olhar para ela a dormir que parece um anjinho e é bom saber que ela está bem e não tem cólicas.

É super agitada por isso está sempre a tentar virar-se mas até agora ainda não conseguiu. Gosta de agarrar no nossos dedos firmemente, principalmente no vovô Rui.

Ama andar ao colo. Não costumo pegar muito nela porque não quero que ela se habitue mas o pai, avós e tios pegam sempre que estão com ela. E quando vamos a casa deles ela raramente está sem estar ao colo mesmo quando está a dormir. Ela ama dormir ao colo do avô Rui, o quente dele e o quente dela se juntam e ela adormece rapidamente. Temos também visitas mais do que duas vezes por semana neste primeiro mês por isso toda a gente a pega ao colo. (ainda não havia Covide e felizmente ela não apanhou nenhuma constipação apesar de ser inverno)



Ela não gosta de encostar a cabeça a nós, tem que estar sempre a ver tudo e faz peito para fazermos o que ela quer. Tem uma personalidade forte como nós já tão cedo, é adorável.

Desde sempre conseguia virar a cabeça para o lado que queria. Os médicos e enfermeiros diziam que tínhamos de virar a cabeça dela para o lado quando dormia mas ela mudava-a para o lado que ela queria desde sempre. E ao colo mesmo não segurando a cabeça perfeitamente, parecia uma bêbeda da cabeça, queria tê-la a mexer e a olhar tudo.



A Amélia da Canceição gosta de barulho e dorme até com a maquina de lavar roupa ao pé. Dorme com a TV e se estivermos a falar todos juntos ela ainda dorme melhor. 
Ri-se a dormir muitas vezes. Uns dizem que é a sonhar com anjos eu aposto que é com a mama porque é a única coisa que ela sabe agora que ainda não vê nada

Todas as semanas faz sons diferentes é muito giro de ouvir e gosto de repetir para ela pensar que estou a falar com ela pelo menos foi o que li.



A minha coisa favorita é a seguir a dar-lhe mama ela fica toda contente e falamos um pouco quando ela não adormece de seguida. Ou ficamos a rir-nos uma para a outra.

Como trabalho a partir de casa habituei-a a dormir no berço no quarto/escritório desde poucas semanas, assim que eu me conseguia sentar na cadeira, e ela adaptou-se muito bem. É bom porque posso estar perto dela. Para além disso fica a saber que o berço é um local de dormir. Também a deixo a dormir no quarto/escritório sozinha quando tenho de fazer alguma refeição ou tarefa noutra divisão. Temos uma camera para a vigiar mas não é precisa apesar de colocarmos sempre. Ouve-se perfeitamente em toda a casa quando decide acordar e berrar.



A MISCA é sem dúvida a melhor coisa que fizemos e/ou que nos aconteceu. Amamo-la desde o primeiro momento que sabíamos que ela existia dentro de mim e agora cada vez mais com os dias que passam se isso é possível.





Talvez também gostes

0 comments

O que estou a tweetar

Os meus Pins