actividades

Resoluções para o ANO 2018

10:30



No Ano Novo é sempre mais fácil começar novos hábitos e rever o que podemos melhorar em relação ao passado.

Dizendo isso, tenho de começar por fazer uma análise às minhas resoluções do ano passado.




1. Fazer exercício 5x por semana foi algo que consegui atingir em Novembro apesar de em Dezembro não o ter feito mas acho que posso dizer que atingi com sucesso porque até fui mais vezes do que isso e já estava a alterar o objetivo, indo duas vezes por dia (5x por semana). Que é a resolução deste ano. 




2. O segundo foi um “FAIL”, engordei e os meus joelhos começaram a queixar-se, tive umas lesões e até fui ao médico de família que não adiantou de nada (não é muito boa médica porque disse para tomar uns comprimidos para as dores em vez de tirar uma ecografia ao joelho). Mas fica o mesmo objetivo para este ano: Correr 10 quilómetros em menos de uma hora e fazer a color-run e a mini maratona da EDP com o meu namorado (ele correu-a em 2017 e pareceu-me boa). Quero adicionar a este fazer por volta de 8000 passos por dia no mês de Janeiro e depois aumentar até 10000 por dia. Já falhei no dia 2 mas vou compensar porque isso faz parte. A nossa vida não corre sempre como queremos e há dias em que queremos estar com a nossa família e amigos e acho que podemos tirar um pouco de tempo para isso sem nos stressarmos muito.

3. Mais uma resolução falhada. Sei que vou andar toda a minha vida a lutar com ela. Como uma chocolateaholica que sou tenho que lutar todos os dias, todas as horas contra comer gelado e chocolate. Ainda temos chocolates do natal e sempre que vejo o AXN aparece o Ben & Jerry, que é o meu gelado favorito. As outras docerias é mais fácil de dizer não mas estas duas são a minha droga. Poderão estar a pensar que estou a ser exagerada porque o açúcar/doce não é droga mas quando se come em excesso todo se torna droga para o nosso corpo. E neste caso dá Diabetes, o que é algo que o meu pai tem e quero tentar não ter. Para isso estou a começar o primeiro mês sem doce o qual já FALHEI os primeiros dois mas não faz mal porque começo no dia 3. Sei que vou conseguir porque o ano passado estive até ao dia dos namorados sem comer doce e pareceu desaparecer a vontade incessante de comer doce. Este ano, não vou estar tanto tempo para ver se não acabo por enfardar-me. Mais ao longo do ano quero também fazer mais 2 ou 3 meses sem doce mas ainda não sei bem quais (possivelmente Novembro e outros).




4. Comer mais vegan e vegetariano é algo que consegui e quero continuar a fazer. Gostaria de alcançar um ponto que fosse sempre vegetariano (comerei sempre ovos para controlar os meus níveis de tiroide e não posso comer muitas soja por causa do mesmo) tirando algumas vezes que fosse comer fora porque gosto bastante de MC Donalds, comida chinês e picanha no brasileiro. Mas acho que devagar vou conseguir diminuir para esse ponto. O meu namorado continua a comer carne e tem sido muito fácil de lidar com isso, pelo menos até agora. Em relação aos batidos todas as manhãs foi positivo mas é uma coisa que quero alternar com ovos mexidos porque me encherem por mais tempo apesar de não me darem um “boost” tão grande de energia. Vou alternar dependendo do que tenho para fazer nesse dia. Quero ter mais atenção às porções e diminuí-las até me sentir confortável.




5. Houve dias que consegui beber 3 Litros de água por dia ou mais mas não foi um mês seguido por isso acho foi bom mas não ideal. É algo que quero ver se controlo e atinjo por volta dos 3.3 Litros por dia. Acho que isso também me vai ajudar a diminuir o meu peso (13-15kg até ao final do ano).

6. A limpeza da casa aumentou para uma hora por dia muito facilmente nos primeiros meses do ano e achei um exagero por isso mais para o final estive a tentar um método de minimalismo controlado e estou a gostar bastante dos resultados. Para além disso, o meu namorado tem ajudado imenso e limpamos um pouco todos os dias depois do jantar. Ele coloca a loiça na máquina enquanto ou arrumo coisas por toda a casa e no fim-de-semana limpamos no Sábado de manhã juntos. Apesar de limpar a casa toda e ele ficar só com a cozinha (que é a zona mais difícil) e aspirar (sacudimos os tapetes e tratamos, habitualmente, da roupa juntos) é muito mais fácil assim. A casa quanto menos coisas tem, menos temos para limpar. Cheguei a essa conclusão lá por volta do mês de Setembro mas ainda tenho muito para minimizar na minha vida. É uma coisa que vou continuar neste ano de 2018.

7. Já temos uma variedade muito boa de verdes e ervas nos nossos vasos mas este ano que passou não tivemos alfaces que é uma coisa que quero ter novamente. Tomates também vai ser outra coisa que nos vamos aventurar neste ano de 2018. A nossa nova criação foi uma árvore de abacates, plantamos uma semente a pensar que não saia nada mas já temos uma árvore de metro. Agora que vamos mudar de casa temos que a transplantar e colocar mais esterco para que cresça e engrosse. As plantas dão-nos muita alegria e quero para este ano organizá-las e também aumentar a nossa coleção de plantas interiores.




8. Acho que o ano de 2017 foi parado para mim nas redes sociais porque tive muito pouco tempo para fazer o que queria. Quando tenho assuntos de trabalho ou família a tratar dou prioridade a esses e os "hobbies" ficam para traz, como é normal. Mas este ano, vou fazer menos pressão em mim e vou colocar quando me sinto capaz de o fazer e vou pré-programar muita coisa para me tornar mais assídua, o meu maior problema é não ser consistente porque gosto de colocar a informação desse dia ou dessa semana e nem sempre tenho tempo para o fazer nessa semana. Este ano, vou fazer como as grandes youtubers e instagramers, e vou filmar/tirar fotos à carrada e editar o máximo que posso nos dias e horas vagas, para quando tenho dias/semanas que tenho muito para fazer já tenho conteúdo para colocar ou colocado. Não é algo que me sinto muito à vontade de fazer porque gosto de colocar as coisas quando as estou a sentir mas já as senti e se já não sentir o mesmo ou mudar a opinião não as coloco, tenho sempre essa opção, por isso acho que fica genuíno e verdadeiro a quem sou que é sempre algo que gosto de transmitir nos meus vídeos/fotos/blog.

9. Alterei de publicações da Quinta e Sábado para Segunda e Quinta no Youtube. Acho que é um horário melhor para mim porque no fim-de-semana nem sempre estou com boa Internet porque não estou por Coimbra. Vou continuar com esse horário e se mudar aviso lá no Youtube. Vai, também, continuar a ser às 18:30 como tem sido estes últimos. Já comecei o ano a falhar mas é de prepósito porque tirei esta primeira semana para me ambientar aos novos hábitos que estou a criar (que ainda são "uns tantos quantos"). Quero melhorar a assiduidade de resposta aos comentários porque apesar de ler quase de imediato, não respondo logo. Quero também mandar um dos meus FAVORITOS por mês para um dos meus inscritos no meu canal do Youtube. Depois, lá no youtube vou ter as regras e como podem participar nos vídeos dos favoritos. Vou começar com isso e depois poderá alastrar-se para o Instagram e aqui - Blog. O Instagram fica o mesmo objetivo do ano passado - postar todos os dias ou num total de 365 fotos - que só atingi um terço sendo assim uma RESOLUÇÃO falhada.

10. Aqui no BLOG vou alterar de publicações à SEGUNDA para escrever todas as semanas ao Sábado (52-53 publicações) mas, vou ter sempre alguns extras porque tenho prometidos que ainda não publiquei. Este foi um FAIL!




11. Deixamos de passear a gata a partir do momento que ela apanhou pulgas e todas as vezes que conseguíamos que ela ficasse sem pulgas apanhava nos passeios à rua. Entre o gato do nosso vizinho e um gato que vem sempre lá, o qual chamamos boca-aberta, ela só de ir à varanda apanhava pulgas e não podíamos continuar a dar-lhe banhos todos as semanas ou carrega-la com pipetas que não faziam nada. Logo, não temos passeado a gata. Quando mudarmos de casa as varandas são mais pequenas mas como estamos no primeiro andar ela vai poder estar lá fora e comer relva que vamos plantar num vaso ou outro.




12. O ano passado foi o ano em tivemos mais tempo com a nossa família o que quero continuar este ano e ainda adicionar estar mais com os nossos amigos. Já começamos, dia um e dois com uma amiga que nos veio visitar e ficou em nossa casa e espero fazer também alguns jantares para os nossos amigos e familiares na nossa casa nova. Sei que não vamos tantos fins-de-semana aos nossos pais como no ano de 2017 porque este ano vai ser um ano de muito trabalho mas, quero passar mais tempo produtivo e de qualidade.




13. O ano passado disse que tinha mais dois ou três objetivos que não partilhava só quando estivessem. Um deles era viajar para dois locais diferentes: Fomos à Madeira e a Marselha. E este ano posso dizer que este é uma coisa que quero continuar não só para o ano de 2018 mas para o resto da vida porque é sem dúvida o dinheiro mais bem gasto e as melhores memórias formadas que tenho.




14. O outro era comprar a nossa primeira CASA, neste caso é um APARTAMENTO e estamos a finalizar as coisas. O ano passado estava com superstições e não queria partilhar antes de conseguir mesmo estar com as coisas todas traçadas e feitas mas este ano acho que me vou deixar dessas ideias e encarar a vida mais como o meu namorado: "Nós é que mandamos se as coisas acontecem ou não e mesmo que a vida nos dê limões porque havemos de estar nervosos e chateados… Isso ajuda?" Não!

A partir daqui já são só resoluções novas.

15. Gastar "menos". Gasto bastante em maquilhagem porque amo e também gasto alguma coisa em roupa e papelaria. Acho que a parte da roupa vai ser alterada para peças de mais qualidade e substituir algumas peças que estão velhas porque vocês sabem que amo comprar na Primark (vou deixar aqui o link do que estou a falar: HAULS) e podem diminuir mas não devem parar. Vou comprar algumas coisas de decoração para a nossa nova casa e por isso algum do dinheiro que gasto em maquilhagem vai ser orientado para isso e porque já tenho bastante maquilhagem e não gosto de desperdiçar por isso tenho de começar a usar o que tenho. Isso não quer dizer que não compre agora algumas coisas nos SALDOS, é mais forte que eu! Em relação à papelaria vou alterara para compras de objetivos/patamares que chego. Depois no fim de todas as resoluções falo melhor disso, por isso leiam até ao fim.

16. Aprender uma língua nova, neste caso é melhorar o meu francês. Compreendo




17. Melhorar a minha caligrafia. Eu amo “bullet journaling” que é um "novo" tipo de agenda mais orientado para a criatividade e desenho, dependendo o que se quer fazer. E com isso descobri a escrita com pincel. Ainda só faço uns rabiscos e coisas muito feias mas quero melhorar. Vou participar em concursos que existem no Instagram e ver uns vídeos no Youtube.




18. Ler 10 livros. Comecei o ano passado a ler um livro muito interessante da Marie Kondo – The Life-changing Magic of Tidying Up – ainda não o acabei mas está a ser um abre olhos em termos de limpeza e organização da minha vida. Ela ainda tem um outro que é: Spark Joy que quero ler e já tenho. Desde pequena que não gosto muito de ler, mas porque nunca lia coisas muito interessantes e o que lia e gostava era coisas de aprendizagem. Por isso é o que quero começar a ler. Depois já tenho ideias para os próximos livros de crescimento pessoal que me parece muito interessante (falarei mais tarde aqui no blog por isso subscrevam para receber no vosso e-mail uma notificação de quando tenho um post novo).



Acho que o ano de 2017 em termos de resoluções ficou positivo porque completei 8 de 14 mas foi muito perto do meio para o meu gosto.

Este ano tenho mais resoluções do que o ano passado mas queria ter 18 porque estamos em 2018 e achei apropriado (e tenho muitas do ano passado que quero completar). Algumas vão ser mais fáceis de completar porque já comecei e outras vão ter muitas etapas difíceis pela frente. Um ano é muito tempo e muito se consegue e o que poderei melhorar em min, na minha vida e nos que me rodeiam é sempre positivo e crescimento na minha opinião.




Depois estas resoluções vão ser quebradas em mini-resoluções mensais e ainda semanais que vou colocar no meu “bullet journal”. Vou ter também prémios por cada etapa alcançada e quero fazer um post aqui à cerca disso para que não saia muito dessas margens e também para todas as vezes que me sinta desmotivada venha cá e veja os prémios que tenho pela frente. Um deles já falei mais acima que vão ser coisas de papelaria para o meu “bullet journal” porque gosto sempre de canetas e cadernos novos (coisinhas da TIGER e do ALI) e são coisas que não custam muito dinheiro, habitualmente… Outro prémio vai ser unhas postiças que ando a amar as da Primark e coisas maiores irão para peças de decoração, de roupa do ginásio, malas, calçado e pequenos eletrónicos porque é algo que não é uma necessidade básica e sim algo que quero para me dar alegria e encher o meu olhar.

Se vocês também gostam de resoluções de novo ano deixem-me as vossas, nos comentários e se não gostarem podem sempre deixar a vossa opinião.

Tenham um excelente ano de 2018 e não se esquecem que todos os dias são dias para crescer por isso estejam atentos ao vosso redor e sorriam porque crescer é alegria.


Talvez também gostes

0 comments

O que estou a tweetar

Os meus Pins